JOGOS E BRINCADEIRAS


Quando pronunciamos a palavra JOGO , cada um entende de modo diferente. Existe uma relação muito grande com o termo brincadeira.  “Vamos brincar?” ou “Vamos jogar”?

Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.

Brincar é colocar a imaginação em ação. O bom jogo não é aquele que a gente  domina corretamente, o importante é que a  possamos jogar de maneira boa e desafiadora, e que o jogo proporcione um contexto estimulador para suas atividades mentais e amplie sua capacidade de cooperação e libertação.

As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do individuo - imaginação, fantasia, símbolos - e o mundo externo - a nossa realidade  com o mundo e os outros. Ao mesmo tempo quando  brincamos criamos condições de separarem esses dois mundos.

Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais com uso de objetos. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o nosso desenvolvimento social. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.

Os jogos e as brincadeiras ajudam a vivenciar regras preestabelecidas.  Aprendemos a esperar a vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a criança, que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que ampliamos os conhecimentos sobre a gente, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor., descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças.                                                            

BRINCADEIRA

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O brincar sofreu diversas mudanças com o passar dos séculos devido ao progresso das grandes cidades e a mudança de hábitos da educação e da civilização. Desde os primórdios de a civilização o brincar é uma atividade das crianças e dos adultos.

A brincadeira é uma parcela importante da nossa vida, é a partir dela que construímos a personalidade, desenvolvemos as capacidades físicas, verbais e intelectuais, e temos a possibilidade de tornar-se um adulto equilibrado, consciente e afetuoso.

O brincar é caracterizado como um ato de divertimento. A existência das regras nos ajuda a ter respeito pelo colega e esperar a vez. O não compromisso com resultados, com liberdade na sua construção e ao praticar e tem por objetivo a diversão, na busca prazer e alegria, apresentando enorme dimensão simbólica, criando ponte entre os mundos: imaginário e real.

A criança que brinca pode ser mais feliz, realizada, espontânea, alegre, comunicativa, entre outras características positivas que auxiliam no desenvolvimento infantil, podendo torná-la assim um ser mais humano, cooperativo e sociável.

 

Classificação dos Jogos

- Brincadeiras

- Jogos simbólicos

- Jogos esportivos

- Jogos populares

- Jogos de salão

- Jogos cooperativos

QUESTÕES

1 – Qual a importância dos jogos e brincadeiras na nossa vida?

2 – Como podemos classificar os jogos?

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